SAÚDE - Três posições de Ioga para aliviar as dores nas costas

Quem sofre com as temidas dores nas costas sabe que o problema é bem desagradável. E mais, a doença está no topo do ranking daquelas que mais afastam as pessoas do trabalho, segundo os dados da Previdência Social divulgados em julho deste ano.

Segundo o Blog Penteadeira das Farmácias Associadas, só no primeiro trimestre de 2016, foram mais de 24 mil afastamentos por causa da danada.


A saída, segundo especialistas, está muitas vezes na prática de exercícios físicos para fortalecer a musculatura local, além de corrigir erros de postura que podem levar ao problema.

Uma atividade física muito recomendada a todas as faixas etárias, e que ajuda a aliviar as dores nas costas, é a ioga. Ela contribui para a elasticidade dos músculos, a amplitude dos movimentos e a oxigenação de todo o corpo.

A ioga, para quem vai iniciar e pretende atingir fases mais avançadas, deve ser praticada com orientação de profissionais. Porém, para você conhecer os benefícios que ela traz para as costas, nós separamos três posições mega simples, que podem ser executadas no conforto da sua casa. Que tal tentar?

Também é bom lembrar que exercícios (de qualquer espécie), quando feitos por conta própria, exigem cautela.

Respeite os limites do seu corpo e vamos lá!


1. Deite sobre as pernas (Posição da criança)
Sentada em cima dos calcanhares, abaixe o corpo em direção ao chão, esticando os braços ao longo do corpo, de forma a alongar as costas. Mantenha a posição durante 15 segundos, respirando sempre.

2. Tombe o tronco para frente (Padahastasana)
Em pé, deixe pernas unidas e tombe lentamente o tronco em direção ao solo. Não force; vá apenas até onde conseguir. Deixe os braços livres, pesando em direção ao chão. O peso do corpo deve se concentrar na região da frente dos pés, e não nos calcanhares. Concentre-se em respirar profundamente. Assim, você protege os seus joelhos. Para retornar, flexione levemente os joelhos e desenrole o tronco lentamente.

3. Abrace as pernas (Apanasana)
Deitada no chão, traga as pernas dobradas contra o peito, e entrelace os braços por fora dos joelhos. Mantenha a cabeça e a coluna vertebral em contato com o solo. Relaxe os pés e respire.
*Crédito das imagens: iStock e Pinterest


Fonte: Blog Penteadeira / Farmácias Associadas

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas